sexta-feira, 5 de março de 2010

A MISSÃO DA EMPRESA

Parece muito óbvio para a maioria dos gestores que a missão fundamental de uma empresa seja buscar o lucro; esse raciocínio não está errado, contudo não se limita apenas a isso. Vamos raciocinar um pouco, obviamente sob o ponto de vista ético.
Existe uma relação da organização empresarial que vai muito além do óbvio. É impensável na atualidade a existência de uma empresa que não coloca o agir ético como fundamento importante da sua existência. O mercado consumidor, os fornecedores, a sociedade de modo geral querem olhar para a organização muito além dos seus pressupostos visíveis, isto é, apenas se os serviços prestados ou bens ofertados são satisfatórios; o olhar volta-se também para aquilo que outrora ficava circunscrito aos meandros administrativos: seu compromisso social. A Missão de uma empresa deve externar, de modo convicto e claro, tudo aquilo que move a organização, suas crenças, seus valores morais, a sua forma de ver as pessoas e a sociedade que a cerca. A Missão não deve ser apenas para "inglês ver", mas uma máxima moral a ser praticada e buscada de maneira inequívoca. Todos os indivíduos envolvidos na empresa devem ter bem claras as máximas em que a organização está assentada, pois isto é um potente motor que movimenta ao agir adequado em relação ao corpo social no seu sentido mais amplo.
Voltem sempre!