sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dicas para uma boa defesa do trabalho perante a banca examinadora

"Aqui apresentamos alguns conselhos que poderão ser seguidos para uma boa defesa do trabalho perante os professores.

1. Os professores da banca não estão lá para ‘ferrar’ com você. Eles já foram alunos, bem como já defenderam seus trabalhos perante bancas de pós-graduação. Acabe com aquele conceito errôneo que todos temos de que os examinadores querem acabar conosco. Eles estão ali justamente para avaliar seu trabalho, questionando algumas etapas e tecendo comentários sobre o mesmo, visando averiguar o quanto você sabe sobre o trabalho. Tais comentários podem ser construtivos ou destrutivos. Tudo vai depender da qualidade do trabalho apresentado gráfica e oralmente.

2. Todos cometemos erros. Por mais que venhamos a cometer erros durante a explanação de uma ideia, não significa que você foi reprovado. Você tem a possibilidade de, naquele instante, se retificar, efetuando as correções pertinentes ao engano cometido. Seja humilde; admita seus erros; concorde com o examinador quando souber que errou. Não tente provar a ele que está certo, quando lá no fundo, você está em dúvida sobre o tema. Entretanto, se você estiver convicto de sua posição, tente convencê-lo e, caso você atinja este objetivo, certamente eles se renderão ao seu trabalho.

3. Estude seu trabalho. Se você elaborou seu trabalho, parabéns: você já está afiado para a defesa, mas não confie somente nisso. Dê uma boa lida no texto, procure encontrar defeitos, explore os conceitos que não ficaram claros, pois, com certeza, o que não ficou bem esclarecido será motivo de questionamento pelos examinadores. Se você contratou alguém para efetuar sua pesquisa e elaborar seu trabalho, parabéns: você poupou uma etapa árdua de pesquisa e desenvolvimento.

Entretanto, use este tempo que você ‘economizou’ para ler as obras indicadas na bibliografia, procure conhecer os autores citados, tire suas dúvidas com a pessoa que elaborou o trabalho. Dê uma boa avaliada no texto, como se você fosse o examinador. Verifique quais os pontos que não ficaram muito claros e estude-os.

Em ambos os casos, quando o examinador questioná-lo sobre tais aspectos, você poderá dar um show, explicando-os com clareza e firmeza, demonstrando seu conhecimento cientifico sobre o tema e sua capacidade de assimilação e síntese.

4. Não se coloque em posição inferior ao examinador. Normalmente, as situações tendem a colocá-lo em posição inferior; afinal, um estudante tentará defender seu trabalho perante ‘cobras’ do assunto. Algumas posturas poderão auxiliá-lo na minimização destas diferenças:
- Converse com seu orientador: procure saber quais os examinadores, se eles possuem obras publicadas, o que eles pensam sobre o tema de seu trabalho, o que eles costumam questionar;
- Porte-se como um examinador: seja formal, pelo menos até que os professores dispensem tal formalidade;
- Vista-se de acordo com a ocasião. Demonstre tranquilidade. Saúde-os e agradeça a presença de cada um deles antes de iniciar a exposição.

5. Na defesa de temas que admitam correntes diferentes de interpretação para um mesmo problema, não seja arrogante. Não tente convencê-los de que aquela corrente é a mais acertada. Demonstre sua tese, ouça a deles, responda aos questionamentos, mas nunca se esqueça: não cabe a você demonstrar que aquela ou esta corrente está errada, mas sim, que a teoria que você defende é a mais acertada, fundamentando suas respostas.

6. Se organize. No dia da defesa, leve algumas das obras que foram utilizadas, bem como uma via de seu trabalho com as anotações que julgar serem importantes. Siga uma estrutura lógica de explanação, apresentando os objetivos de seu trabalho, a problemática que se propôs a investigar e os resultados observados. Anote as questões que forem sendo efetuadas e procure responder a todas.

7. Seja sincero: se não souber, não ‘chute’, não enrole: afirme que é uma questão que exige uma investigação posterior e que você não está preparado para respondê-la. Não tenha medo de dizer ao examinador que a questão não é pertinente ao tema exposto, se for este o caso.

Se você seguir à risca os conselhos de seu orientador durante a elaboração do trabalho, certamente você conseguirá visualizar quais questionamentos poderão vir dos examinadores. Assim, quando o orientador questioná-lo sobre um conceito, sobre uma teoria, ou pedir-lhe para acrescentar determinado autor, acredite: se você não ouvir aos pedidos deste orientador, poderá ser questionado exatamente nestes pontos, pelo examinador, durante a banca. E ai poderá ser tarde para pesquisar e inserir no trabalho!"

Fonte: www.elitemonografias.com.br
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